Shop

Sobre nós

O que fazemos?

O Grupo de Apoio a Mulheres Brasileiras no exterior ou GAMBE é uma rede que promove direitos humanos das mulheres e equidade de gênero, desenvolve ações preventivas no combate ao preconceito contra as mulheres migrantes e visa desconstruir estereótipos etno-culturais e de gênero  para uma sociedade mais inclusiva.

Trabalhamos a partir de uma perspectiva feminista e somos auto-lideradas por mulheres brasileiras que vivem no exterior.

Missão

Promover a igualdade de gênero, prevenir a violência contra as mulheres e desconstruir estereótipos interseccionais através da difusão de informação confiável.

Visão

Oferecer apoio psicológico e jurídico de primeira linha às mulheres migrantes em situações vulneráveis.
Inspirar e empoderar mulheres na direção de um mundo mais inclusivo e justo.

Valores

  • Honestidade
  • Respeito
  • Inclusão
  • Cooperação

História

GAMBE foi fundado em fevereiro de 2015 por três mulheres migrantes brasileiras que uniram forças para ajudar suas conterrâneas.

Ao longo dos anos, mais e mais voluntárias se uniram à equipe liderada por Stella Furquim com o objetivo de favorecer o acesso à justiça para estas mulheres em seus países de residência. Isto tem sido alcançado através da difusão de informações confiáveis e valorizando a honestidade, o respeito, a inclusão e a cooperação a cada contato.

Oferecemos apoio personalizado em resposta aos diversos desafios que as mulheres migrantes enfrentam, garantindo que elas recebam assistência e recursos para enfrentar estes obstáculos. Através de uma perspectiva de Direitos Humanos e Gênero e abraçando o multiculturalismo, a equipe de advogadas, psicólogas e profissionais multidisciplinares do GAMBE, que coletivamente falam vários idiomas, orientam sobre oportunidades, integração, educação, mercado de trabalho, trâmites administrativos, questões jurídicas, acesso à justiça e aos serviços sociais nos países onde vivem.

 

 

Experiência

Nossa  experiência revela a ausência do Estado e a carência de atenção a temas básicos da mobilidade humana, principalmente no que concerne às vulnerabilidades características da migração feminina e infanto-juvenil. Por exemplo, a maioria das mulheres que procuram o GAMBE consulta sobre direitos e deveres relacionados ao divórcio e à guarda de seus filhos, bem como questões sobre a Convenção de Haia de 1980. 

 

Hoje, 9 anos após o início da organização, GAMBE já ajudou centenas de mulheres brasileiras em mais de 35 países, orientando-as em relação a divórcios e custódias e apoiando-as na preparação de processos e organização de documentos dentro de contextos de famílias transnacionais e binacionais.

 

GAMBE também atua fazendo atividades de sensibilização em prol de mulheres e crianças brasileiras migrantes junto aos 3 poderes brasileiros e faz parte de algumas coalizões internacionais, como “Chanterelle” no Canadá e “Filia – Chapter Hague Mothers” no Reino Unido.

 

Co-Fundadoras

Rita Casais

resistant
brave
determined

Stella Furquim

resilient
bold
feminist

Joice Preira​

creative
visionary
anti-fragile

Nosso time

Carina Felix

determined
sincere
friendly

Janaina Cesar

Mairê de Carli​

considerate
curious
inquisitive​

Raisa Rechter

sharp
flexible
empathetic

Tatiane Zambelli

determined
persistent
creative

Lais Herrmann

 social worker
mother
researcher

Thais Junqueira Franco

kind
free spirit
supportive

Stella Parreira

caring
committed
supportive

Barbara Vaz

persistent
empathetic
accessible

Ana Elisa de Conti

Ana Elisa de Conti

curious
obstinate
humanistic

Analy Hannah

Analy Hannah

Jacque Roesler

visionary
persistent
enthusiast

Image of collaborator Tunisia

Tunisia Vianna

Tati Forster

mother
empathetic
curious

 

volunteer image

Marcella Silveira

curious
open-minded
good-willing

 

Parceiros

© COPYRIGHT 2021, ALL RIGHTS RESERVED